Escolhas para uma vida saudável

Nenhum de nós sabe quantos anos ainda temos pela frente.

Mas todos nós sabemos uma coisa: queremos que esses anos sejam, o mais felizes e mais saudáveis possíveis. Algumas pessoas vivem assim a despeito dos hábitos, mas a maioria de nós vai precisar fazer um planejamento.

Hoje tem-se estudado bastante a respeito dos hábitos que promovem maior longevidade saudável, então poque não?

A Universidade de Harvard (www.health.harvard.edu) tem um Planejamento para uma vida mais saudável que compartilharei com você.

S - Set a very specific goal.
Defina um objetivo específico, por exemplo:
Vou caminhar por 30 minutos pala manha as segundas, quartas e sextas-feiras e as terças e quintas-feiras vou a academia.

M - Find a way to measure progress.
Encontre uma maneira de medir seus progressos. Por exemplo:
Escreva como tem feito os exercícios e a sua evolução ao longo do tempo.

A - Make sure it´s achievable.
Certifique-se de que o que você está fazendo será feito e da melhor forma possível. Afinal, você não quer se machucar a toa, não é? Procure informação e ajuda, se necessário.

R - Be sure it´s realistic.

Seja realista; Por exemplo:
Vou começar um programa de caminhada, porque é algo que eu sei que posso fazer.

T - Set time commitments.
Estabeleça compromissos com tempo. Por exemplo.
Vou começar meu programa de exercícios na segunda-feira e escreva no seu calendário para certificar-se que esta fazendo. Toda sexta-feira observe se há alguma adequação a ser feita em sua rotina.

Ter um plano SMART é o primeiro passo, mas se este plano não for seguido, não adiantará nada.

Dica para ser conseguinte na sua decisão de melhorar sua qualidade de vida e longevidade:

- Chame um amigo ou um familiar para adotar as mudanças junto com você. Assim é mais fácil manter-se motivado.

- Mantenha-se positivo. Não se castigue se uma vez ou outra não conseguir seguir sua rotina. Em vez disso, lembre-se do bem que vem obtendo com as suas escolhas.

- Espere lapsos. Especialistas em mudança sabem que as pessoas vão falhar durante o processo de adoção de novos hábitos. Então, aceite pequenos lapsos como parte do processo e siga em frente. Tente, tente novamente.

- Revise suas metas, se necessário. se você não esta tendo sucesso, pode ser poque seu objetivo é muito amplo ou difícil de ser atingido rapidamente. Você pode decompô-lo em pequenos passos, por exemplo.

- Desista de pensar tudo-ou-nada. Não é útil viver em um mundo preto-e-branco onde você esta "bom" quando você seguir sua dieta durante todo dia, todos os dias, e "ruim" quando você comer demais no almoço. Perceba que a perfeição não é possivel. Apenas respire fundo, sorria, e volte ao caminha na próxima oportunidade.

- Assuma a responsabilidade total para fazer a mudança. A responsabilidade pessoal é essencial para a mudança duradoura. Lembre - por que essa mudança é importante para você e siga em frente.

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